User Tools

Site Tools


br-020-channel-admin


Criando e gerenciando canais

Para uma aplicação ou um website enviar mensagens, o desenvolvedor precisa criar um canal de informações, que deverá ser assinado pelo usuário que receberá as mensagens.

Se um usuário deixar de ser assinante de um canal, nenhuma mensagem chegará até ele, ou seja, é o usuário quem decide se quer ou não receber mensagens de um canal, simplesmente tornando-se seu assinante ou cancelando a assinatura.

A criação de um canal deve ser realizada pelo desenvolvedor no site do Followzup, enquanto que a assinatura de um canal deve ser feita pelos usuários no APP Followzup instalado no dispositivo móvel.

As aplicações podem fazer uso de diferentes canais para enviar mensagens, dependendo da finalidade de cada um (clientes, fornecedores, funcionários, gerentes, equipes de suporte, etc).

Nas situações onde mais de uma aplicação faz uso de um mesmo canal, torna-se oportuno o desenvolvimento de um gateway que coordene a comunicação com o webservice Followzup e atenda às solicitações dos vários sistemas, mantendo assim o controle das solicitações.



Incluindo novos canais

A criação de um canal deve ser realizada no site do Followzup, por um usuário identificado por sua conta de e-mail, o qual será o proprietário do canal. Não existe a possibilidade de dois ou mais desenvolvedores compartilharem a posse de um mesmo canal. Por segurança, caso exista a necessidade de compartilhar a posse de um canal, pode-se fazer uso de contas de e-mail institucionais, com acesso compartilhado.

Na inclusão de um canal, o desenvolvedor deve informar os seguintes atributos:

Tag Obrigatório A Tag é a identificação do canal no Followzup. A tag deve ter entre 3 e 32 caracteres, podendo ser composta de letras maiúsculas, letras minúsculas, números e o caractere “-” (hífen). Deve também iniciar e terminar com um caractere alfanumérico.
Exemplos: “XYZ-Customers”, “test12345”, “go-Support”; “9988776655”, “KwY123456h”, “Australia”.

Tags reservadas: As tags entre 3 e 8 caracteres são reservadas pelo sistema, e podem ser disponibilizadas para o desenvolvedor mediante solicitação. Havendo interesse em registrar uma tag reservada, faça sua solicitação por meio de nossa página de contato.
Presentation text Opcional Texto com até 200 caracteres, o qual é exibido junto com a Tag nos resultados de pesquisa apresentados no dispositivo móvel, para auxiliar os usuários na escolha do canal a ser assinado.
Welcome message Opcional Mensagem com até 200 caracteres enviada automaticamente para o usuário quando o canal é assinado, podendo ser também um aviso ou uma orientação para o novo assinante.
Welcome message URL Opcional Endereço HTTP enviado com a mensagem de boas vindas, para que o usuário possa clicar na mensagem e abrir a URL informada no navegador do dispositivo móvel.
Response message URL Opcional Endereço HTTP para envio de mensagens do usuário a partir de seu dispositivo móvel, por meio da caixa de texto apresentada na parte inferior da lista de mensagens do canal. Essa caixa de texto só é apresentada quando a URL é informada.
Private Channel Flag Indicador de canal privado, fazendo com que o canal só apareça nos resultados de pesquisa quando o argumento pesquisado for idêntico à Tag do canal, incluindo letras maiúsculas e minúsculas. Uma vez assinado, o canal privado tem a mesma forma de utilização como qualquer outro canal.
Private Code Opcional Código secreto a ser informado pelo usuário em seu dispositivo móvel, no momento da assinatura de um canal privado.
Channel Icon Opcional Imagem representativa do canal, apresentado junto com a Tag na lista de canais e nos resultados de pesquisa. No upload, a imagem é convertida no formato quadrado.

Após a criação, o Followzup gera um par de chaves assimétricas (RSA) para uso exclusivo do canal, devendo o desenvolvedor fazer o download da API, onde está inserida a chave pública RSA. As chaves assimétricas são usadas no processo de criptografia dos dados transmitidos.

Outra informação gerada na criação do canal é sua identificação interna no Followzup (Channel-ID), composto por 12 caracteres alfanuméricos iniciado com a letra “c”. Todas as letras contidas em um Channel-ID são minúsculas (exemplo: c03wfcr23k1p).



Gerenciando canais

A API que contém a chave criptográfica deve ser armazenada em lugar seguro no servidor da aplicação. Em caso de eventual quebra de sigilo no armazenamento da API, o desenvolvedor pode gerar um novo par de chaves assimétricas e proceder um novo download.

A posse de um canal pode ser transferida entre usuários, devendo ser realizada na página do Followzup, onde é indicado o e-mail do novo proprietário, que por sua vez recebe uma mensagem em seu correio eletrônico solicitando a confirmação da transferência de posse do canal. Após confirmada a transferência de posse, esta não poderá ser desfeita pelo antigo proprietário.

Em caso de necessidade, o canal pode ser suspenso pelo desenvolvedor. Um canal suspenso permanece disponível para a aplicação como se fosse um canal ativo, inclusive para envio de mensagens. A diferença está na interrupção do processo de transmissão das mensagens aos dispositivos móveis dos assinantes, como se uma torneira fosse fechada. Uma vez reativado, o Followzup reinicia o processo de transmissão das mensagens represadas durante o período de suspensão, que ainda estejam dentro de seu tempo de vida útil.


br-020-channel-admin.txt · Last modified: 2017/03/30 09:45 by admin

Page Tools