User Tools

Site Tools


br-070-app-features


Funcionalidades do APP

Para receber mensagens em seu dispositivo móvel, o usuário precisa de duas coisas: Instalar o APP, e dentro dele, pesquisar e fazer a assinatura dos canais de informações por onde estarão sendo enviadas as mensagens. Para instalar o APP, o usuário deve utilizar a loja virtual de aplicativos.

Na primeira vez que o APP é executado, o usuário deve fazer o registro do dispositivo, o qual pode ser realizado de duas formas: por meio de seu login do Followzup ou criando um usuário anônimo. As diferenças entre os dois tipos de registro estão descritas a seguir.



Registro de dispositivo com usuário Followzup

Um usuário Followzup é aquele que possui login e senha cadastrados no site do Followzup, o qual é realizado previamente por meio do preenchimento dos dados de sua nova conta, e confirmados pelo correio eletrônico. Com o login e a senha confirmados, o usuário pode prosseguir o registro de seu dispositivo, informando seu login na tela inicial do aplicativo. O login de um usuário no Followzup é sempre sua conta de e-mail.

Independente de possuir um login, o usuário também possui um código interno no Followzup, chamado de User-ID. Esse código é composto por 12 caracteres alfanuméricos iniciado com a letra “z”. Todas as letras contidas em um User-ID são minúsculas (exemplo: z02wftr44k15).



Registro de dispositivo com usuário anônimo

Um usuário anônimo é aquele que não possui login no site do Followzup. Cada vez que o registro de um dispositivo é realizado de forma anônima, o Followzup cria um usuário anônimo para uso exclusivo do dispositivo que está sendo registrado. Nesse caso, como não existe uma conta de e-mail para identificar o usuário, sua identificação será realizada apenas pelo seu User-ID.



Diferenças entre tipos de registro

As diferenças entre os dispositivos registrados por usuários do Followzup (aqueles que possuem login e senha) e usuários anônimos são as seguintes:

  • Um usuário que possui login e senha no Followzup poderá registrar mais de um dispositivo no mesmo login. Quando uma mensagem é enviada, todos os dispositivos recebem a mesma mensagem. No caso de registro anônimo, cada dispositivo estará associado a apenas um usuário anônimo, e não há como registrar mais de um dispositivo para um mesmo usuário.
  • Quando um usuário do Followzup faz o registro de um dispositivo, este replicará todos os canais assinados anteriormente, dessa forma, caso o usuário perca ou tenha seu dispositivo móvel danificado, o registro de um novo dispositivo restaurará sua lista de canais. No caso de usuários anônimos, a lista de canais estará sempre vazia no registro inicial do dispositivo.
  • No caso da perda ou extravio de seu dispositivo móvel, o usuário anônimo não tem como descadastrar o dispositivo no site do Followzup, o que permitiria a leitura de suas mensagens por terceiros. No caso de usuários do Followzup, estes podem excluir dispositivos no site do Followzup, bloqueando o acesso às mensagens.



Gerenciando canais e mensagens

Após o registro do dispositivo, será apresentada a lista de canais assinados pelo usuário. Para assinar novos canais, o usuário deve selecionar o ícone de pesquisa (lupa), onde será apresentada a tela de pesquisa de canais.

Na tela de pesquisa, o usuário deve informar as letras iniciais do nome do canal desejado (pelo menos 3 letras), e clicar no botão enviar, o que resultará em uma lista de canais que possuam as iniciais informadas. Caso o canal desejado tenha sido apresentado na lista resultante, o usuário poderá selecionar o canal e confirmar a assinatura.

Os canais privados, assim definidos pelos seus administradores, deverão ser pesquisados pelo nome completo, obedecendo letras maiúsculas e minúsculas, onde houver. No caso de canais privados que possuam o Private Code (código de segurança), este deverá ser informado na confirmação da assinatura. O Private Code deverá ser fornecido pelo administrador.

Quando uma nova assinatura é confirmada pelo usuário, o sistema cria um número aleatório de 8 dígitos, conhecido por Código da Assinatura. O código pode ser visto no topo da lista de mensagens, e pode ser usado para que as aplicações confirmem a identificação do usuário.

Para cancelar a assinatura de um canal, basta que o usuário selecione (e segure) o canal desejado na lista de canais e confirme seu cancelamento. No cancelamento, o histórico de mensagens do canal é apagado.

Para visualizar a lista de mensagens de um canal, basta que o usuário selecione o canal desejado na lista de canais. Por sua vez, as mensagens também podem ser excluídas da lista, bastando para isso que o usuário selecione (e segure) a mensagem desejada e confirme a exclusão.



Demais funcionalidades

Além das funções básicas de gestão de canais e mensagens, o que constitui sua essência, o APP possui também a opção de cancelamento do registro do dispositivo, disponível no menu do aplicativo. Nesse menu, também pode ser consultado o código do usuário (User-ID) e o nome do dispositivo.

Na parte inferior da lista de mensagens, o APP apresenta uma caixa de texto onde o usuário pode enviar mensagens para a aplicação associada ao canal. Essa caixa de texto só é apresentada no APP quando o administrador habilita essa opção.

Importante lembrar que os usuário do Followzup (não anônimos), podem também gerir seus dispositivos no site do Followzup, onde estão disponíveis as funcionalidades para excluir e editar nomes de dispositivos.


br-070-app-features.txt · Last modified: 2017/03/08 09:47 by admin

Page Tools