User Tools

Site Tools


br-200-about


Sobre o Código Fonte

O código fonte disponível nesse wiki inclui as diretivas de criação das tabelas do banco de dados (MySQL), os códigos das rotinas do WebService (Canais de Informações e Dispositivos Móveis), e os códigos das APIs para cada linguagem disponível. Os códigos encontram-se sob licença GPL, conforme especificado em cada arquivo.

Os arquivos apresentados reunem o núcleo operacional do sistema, sendo suficientes para compreensão de seu funcionamento. O código que implementa a navegação do site não é imprescindível para a compreensão do serviço, pois inclui apenas rotinas simples de cadastramento de usuários, recuperação de senhas, edição de canais, atividades de download de APIs, upload de ícones e outras funcionalidades de baixa criticidade.



Banco de dados

As diretivas de criação da base de dados incluem as seguintes tabelas:

  • Users: Tabela de usuários do sistema, incluindo os usuários registrados e os usuários anônimos criados dinamicamente para cada dispositivo anônimo. A chave primária dessa tabela é o User-ID.
  • Channels: Tabela que reúne os canais criados pelos usuários. Sua chave primária é o Channel-ID.
  • Pkeys: Tabela que contém as chaves criptográficas dos canais e das interfaces do sistema.
  • Devices: Tabela que contém os dispositivos criados no sistema, incluindo os dispositivos anônimos e os dispositivos de usuários registrados. No caso dos dispositivos, a chaves criptográficas são atributos da tabela.
  • Interfaces: Tabela que reúne as interfaces disponíveis no sistema. Cada interface representa um aplicativo (APP) para uma plataforma específica.
  • Subscriptions: Tabela que relaciona os usuários aos canais, onde cada registro caracteriza a assinatura de um canal por parte de um usuário.
  • Messages: Tabela que reúne a registros de controle das mensagens enviadas a cada usuário. Entre os atributos dessa tabela, destaca-se a indicação do texto e da URL da mensagem, armazenados na tabela Medias.
  • Medias: Tabela que inclui os textos e as URLs das mensagens, cujos registros são referenciados pela tabela Messages.



WebService para Canais de Informações

Rotina que atende as requisições das aplicações relacionadas a cada canal de informações. As solicitações são intermediadas pelas APIs, que são baixadas pelos desenvolvedores e inseridas no código de suas aplicações.

Por implementar criptografia por meio de modelos padrões, o serviço permite a interação com outras linguagens que possuam as bibliotecas de criptografia compatíveis com o serviço.



WebService para Dispositivos Móveis

Rotina que atende as requisições dos dispositivos móveis, permitindo a transferência das mensagens para suas bases locais, onde poderão ser consultadas por seus usuários.

Por implementar criptografia por meio de modelos padrões, o serviço permite a interação com outras plataformas e sistemas operacionais que possuam as bibliotecas de criptografia compatíveis com o serviço.



Funções de apoio

Esse arquivo reune funções para geração de IDs, geração de chaves criptográficas, verificação e higienização de strings (sanitize). Essas funções são utilizadas pelo WebService.



APIs

IMPORTANTE: As APIs apresentadas nesse wiki não possuem a identificação e as chaves criptográficas dos canais de informações. Esses dados são inseridos apenas no momento em que o desenvolvedor efetua o download da API no site do Followzup.


br-200-about.txt · Last modified: 2017/05/07 21:44 by admin

Page Tools